Ir para o conteúdo Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

PRAÇA TONICO E TINOCO

O que visitar em São Manuel?

Dupla sertaneja formada por João Salvador Perez (nascido em São Manuel em 02 de fevereiro de 1917) e José Perez (nascido em uma fazenda em Botucatu que hoje pertence ao município de Pratânia, em 19 de novembro de 1920), Tonico e Tinoco foi uma dupla de grande sucesso do Brasil. O gosto pela cantoria veio dos avós maternos Olegário e Isabel, que alegravam os colonos com suas canções ao som de uma antiga sanfona., e a primeira música que dupla aprendeu foi "Tristeza do Jeca". 

Em 15 de agosto de 1925, Tonico e Tinoco fizeram sua primeira apresentação profissional, cantando na "Festa de Aparecidinha", em São Manuel, uma quermesse. Junto do primo Miguel formaram o "trio da roça".

Tonico faleceu no dia 13 de agosto de 1994. O último show da dupla foi na cidade mato–grossense de Juína, em 07 de agosto de 1994. Tinoco encontrou forças no amor que recebeu dos fãs e na saudade do companheiro que partiu para continuar cantando as obras da dupla, honrando inclusive as apresentações contratadas.

Ao visitar a praça Tonico e Tinoco, o turista poderá ter contato com a importante homenagem a uma das maiores duplas de música raiz do Brasil.

 

O atrativo foi destaque no programa Revista de Sábado! Você pode conferir no site oficial do GShow, clicando aqui.

 

FICHA TÉCNICA

Nome do atrativo: Praça Tonico e Tinoco

Endereço: Rua Nicolau Grandini, 298, São Manuel/SP.

Horário de funcionamento: Aberto ao público em tempo integral.